domingo, 28 de setembro de 2008

Primeira Guerra Mundial!

Durante a Primeira Guerra Mundial Chandoneli declarou sua neutralidade, tendo como argumentos seus princípios humanitários. Prezando sempre pela paz e o respeito entre as pessoas, Chandoneli decide não participar da Guerra, julga o uso ofensivo de forças bélicas como ato de insanidade.

Mas ser neutro não significa dispensar o exército, pelo contrário, exige um exército defensivo muito forte, por este motivo todos os adultos entre 19 e 50 anos em boas condições físicas foram convocados para o trabalho militar. A proteção das fronteiras é algo que grande preparo e alto empenho, principalmente se o país for grande e tiver saída para o mar, como em Chandoneli.

A grande atividade fronteiriça passível de avaliação era o tratamento de feridos; a criação das health zones foi um marco na Guerra.

A população chandonelense consciente da instabilidade que pode ser o estado de neutralidade, não há garantias de que não haja ataques assim os homens convocados para fazer parte do exército defenderam arduamente às fronteiras de seu país mesmo sem garantias de recebimento de seus salários. Outro ponto que afetou a classe média foi a decisão do governo de financiar os gastos de defesa com a emissão de moeda, o que causou uma súbita inflação

O governo chandonelense, temendo que houvesse algum ataque, construiu enormes armazéns em locais secretos onde foram armazenados todo tipo de produtos (desde agulha e linha para costura à pneus e combustível para os jeeps de guerra) estes armazéns ficavam em áreas de difícil acesso e apenas um grupo restrito de pessoas sabia sobre sua localização (e quem liberasse esta informação estava sujeito á exílio e pagamento de uma multa exorbitante).A neutralidade de Chnadoneli foi respeitada, os temores foram muitos, mas não houve ataqueQuando a guerra se encerrou, Chandoneli passava por uma grande crise, da qual levou anos pra recuperar-se, mas o fez.

Nenhum comentário: